Com a popularização das técnicas de harmonização facial, mais pessoas estão procurando profissionais para corrigir ou melhorar algum aspecto em seu rosto. Preenchimentos faciais , Botox, preenchimento labial com ácido hialurônico, são alguns dos procedimentos que prometem trazer harmonia e simetria ao rosto. Servem também para preencher rugas e linhas de expressão e amenizar marcas do tempo. Com procedimentos simples e rápidos e resultados duradouros, os preenchimentos tornaram-se os queridinhos da harmonização facial. Mesmo com a alta popularidade dos preenchimentos, nem sempre os resultados geram satisfação. E os profissionais de harmonização facial precisam usar técnicas para reverter preenchimentos indesejados.
Imagine que você faz a avaliação de um paciente, mostra os benefícios que o preenchimento trará para sua pele, confirma as informações da anamnese, explica como será feito o preenchimento e os cuidados no pós-operatório.
O paciente mostra a foto de uma celebridade servindo de modelo para o que ele espera do preenchimento. Você explica que os resultados são individuais e levam em conta diversos fatores físicos e estéticos. Após isso, cria-se uma expectativa por parte do paciente com o resultado final.
Agora imagine que, após a conclusão do procedimento o paciente fique insatisfeito com o resultado. E mesmo recebendo orientações sobre os possíveis riscos de intercorrências diz que não gostou do resultado. E agora? É possível reverter preenchimentos?
A resposta é sim! Você sabia que existe uma substância que pode reverter os efeitos dos preenchimentos faciais em até 48 horas? É a hialuronidase. Essa palavra difícil de ser pronunciada é uma enzima que vai facilitar a diluição de líquidos injetados no tecido conjuntivo. Sua ação promove a destruição do preenchimento imediatamente e o paciente se vê livre do procedimento indesejado. Apesar disso, ela só funciona para reverter os efeitos o preenchimento com ácido hialurônico.
A hialuronidase é uma enzima extraída de testículos bovinos e ovinos que age destruindo o ácido hialurônico. Ela quebra as moléculas do ácido de forma rápida, e o corpo absorve a substância de forma natural, expelindo-a mais tarde pelos rins. A hialuronidase permite reverter preenchimentos indesejados e assim, o paciente fica livre do procedimento em pouco tempo.
A hialuronidase cortando uma molécula de ácido hialurônico. Imagem de http://www.proteopedia.org/wiki/index.php/2pe4.
Seu efeito é imediato sob o preenchimento de ácido hialurônico. Seu tempo de meia-vida é de 1 a 2 minutos ( apesar do curto tempo de meia-vida ela tem efeito duradouro). Sua ação ocorre de 24 a 48 horas de acordo com as Diretrizes de Complicações Estéticas jcad pelo Grupo Especialista em Complicações Estéticas (ACE).
De acordo com o Presidente da Academia Americana de Cirurgia Plástica Facial e Reconstrutiva (AAFPRS) Fred Fedok, há diversos fatores que influenciam na decisão de reverter o preenchimento de ácido hialurônico: excesso de produto, caroços no local do preenchimento, problemas vasculares, perda de visão entre outros.
Segundo a FDA (Food and Drug Administration), a hialuronidase pode ser utilizada em diversas áreas da saúde, e serve para:
De acordo com estudo publicado no periódico Surgical & Cosmetic Dermatology, a hialuronidase é indicada em casos de intercorrências graves com preenchimento, como: efeito Tyndall, nódulos tardios, reação alérgica ao preenchimento, ou ainda quando o paciente não ficou contente com o resultado e deseja reverter preenchimentos.
Mesmo sendo muito utilizado nos procedimentos de harmonização facial, o ácido hialurônico pode ocasionar efeitos adversos, conheça alguns deles:
Agora que você já conhece as reações adversas precoces da aplicação de ácido hialurônico, veremos os efeitos adversos tardios do mesmo:
Mesmo sendo utilizada para reverter preenchimentos faciais, a hialuronidase pode gerar reações adversas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 54% dos que utilizam hialuronidase não apresentam reações. Aqueles que apresentam reações adversas podem ter:
Apesar das reações adversas da hialuronidase, a substância é segura e eficaz para reverter preenchimentos faciais. Pode ser utilizada em todos os preenchimentos com ácido hialurônico. O uso mais comum é na face. Segundo estudos publicados na revista Surgical & Cosmetic Dermatology, as áreas da face que mais sofrem aplicação de hialuronidase são:
A hialuronidase é específica para reverter preenchimentos com ácido hialurônico. Ela não é efetiva em preenchimentos do tipo: Bellafill, Sculptra e Radiesse. Para Samuel Lin, renomado cirurgião plástico de Boston, a injeção de esteroides é o melhor método para remoção e destruição de outros preenchimentos. Caso contrário, o paciente terá que esperar que o preenchimento saia naturalmente. E isto pode levar meses ou até mesmo anos, dependendo do preenchimento.
Agora veremos as marcas de hialuronidase mais comercializadas no mercado:
E você, já trabalhou com algumas destas marcas? Qual você indica? Deixe nos comentários.
Há diversas marcas de hialuronidase no mercado e seu preço pode variar bastante: entre R$340 a R$680 reais o frasco. O profissional de harmonização facial deve escolher a que melhor se adapta aos seus procedimentos.
Como vimos, a hialuronidase é uma substância importante para o profissional de harmonização facial, além de ser um item indispensável nos consultórios. E você sabe como armazenar o produto? Veremos a seguir:
Considerando o preço da hialuronidase, é indispensável que você saiba armazenar seu produto adequadamente. E para te ajudar com isso, trouxemos as indicações da revista Revista Surgical & Cosmetic. Em seu artigo de 2015, a orientação é que deve-se armazenar a substância em temperaturas frias, entre 2º e 8ºC, para manter a qualidade do produto por um longo prazo. Em temperatura ambiente, o prazo de validade diminui para 12 meses.
Agora que você já sabe tudo sobre hialuronidase, pode ficar tranquilo para atender seus pacientes. Aproveite todos os benefícios dos preenchimentos faciais nos seus procedimentos de harmonização facial e torne-se referência em sua área.
Para saber mais acesse nosso blog e leia outros conteúdos sobre harmonização facial.
Até a próxima!