Grande partes dos profissionais de Harmonização Orofacial (HOF) já se deparou com uma dúvida específica durante o planejamento. Qual seria o instrumento mais apropriado para o procedimento: agulha ou cânula? Não há dúvidas que este é um dos principais questionamentos.
Então, se você ainda não sabe ao certo qual escolher, vamos te mostrar um pouco sobre cada um para que você consiga tomar a melhor decisão em cada tratamento.
Boa leitura!
Utilizar agulha ou cânula nos procedimentos?
Cânula em procedimentos estéticos
A princípio, a cânula, com sua ponta romba, se popularizou muito entre os preenchimentos labiais. Ao invés de atravessar os tecidos, ela consegue afastá-los, promovendo uma aplicação menos traumática.
De acordo com um estudo científico sobre preenchedores dérmicos, de Gilbert, Hui, Meehan & Waldorf, a cânula diminui sangramentos, hematomas e dores pós-procedimento. Contudo, pode ser que ela perfure tecidos ou cause isquemia no local. Tudo depende da técnica que o profissional escolhe para conduzir o procedimento.
Em caso de complicações com preenchedores faciais, clique aqui para saber como reverter preenchimentos faciais em até 48 horas.
Enfim, a cânula é mais longa que a agulha, o que proporciona menos pontos de entrada no tecido. E ainda, sua flexibilidade auxilia na movimentação dentro do tecido. Isso permite movimentos mais leves e contínuos do gel preenchedor.
Aqui estão algumas informações importantes para a diferenciação dos tipos de cânulas:
- 30G- canhão amarelo, diâmetro de 0,30mm
- 27G- canhão cinza, diâmetro de 0,40mm
- 26G- canhão marrom, diâmetro de 0,45mm
- 25G- canhão laranja, diâmetro de 0,50mm
- 24G- canhão roxo, diâmetro de 0,55mm
- 22G- canhão preto, diâmetro de 0,70mm
- 21G- canhão verde, diâmetro de 0,80mm
- 18G- canhão rosa, diâmetro de 1,20mm
Além da alteração de calibre e diâmetro, o comprimento também varia entre os tipos de cânula. Em cada classe de cores de canhão também existem comprimentos diferentes.
Quais são as microcânulas mais indicadas?
- Microcânula 30G: indicada para os procedimentos mais delicados e que necessitam de uma aplicação em uma camada específica de tecido. É a mais fina de todas as microcânulas utilizadas em preenchimentos faciais. De acordo com Dr. Diogo Melo, sua aplicação é ideal para o canal lacrimal que necessita de uma aplicação precisa e sutil. Entretanto, nunca deve realizar aplicação com cânula em derme.
- Microcânula 25G: com 5 cm de comprimento, está no meio termo entre a mais fina e a mais grossa. É propícia para aplicações em grandes extensões, mas que necessitam de pouca quantidade de material, sendo que é muito utilizada em preenchimentos de ângulo e contorno de mandíbula.
- Microcânula 22G: essa é mais grossa entre as citadas anteriormente. E por ter essa condição, consegue aplicar o material preenchedor em tubo e linear. É recomendada para regiões de sulcos profundos ou que necessitam de maior quantidade de material. Algumas das áreas mais aplicadas são o bigode chinês e os sulcos labiais.
Agulhas: mocinhas ou vilãs?
A agulha é um dos principais materiais para a aplicação de preenchedores faciais, além de ser o mais famoso aplicador de Toxina Botulínica tipo A.
Com uma ponta afiada e o bisel na região central da ponta, a agulha consegue atravessar os tecidos com facilidade. Em contrapartida, traz a possibilidade de causar hematomas e edema. E ainda que os profissionais tenham um conhecimento aprofundado em anatomia facial, todos estão propensos a causar alguma injúria no tecido.
Desta forma, é recomendado utilizar agulhas com calibres menores evitando complicações em procedimentos faciais como 27G ou 30G.
Por um lado, as agulhas são mais curtas, gerando mais precisão durante o tratamento. Por outro, têm a necessidade de múltiplas entradas para aplicação de alguns materiais. Assim sendo, o sucesso de qualquer procedimento depende diretamente do profissional e da técnica aplicada.
Os tipos de agulhas mais utilizadas na HOF:
- Agulha 27G: tem um calibre e espessura finos, se tornando adequada para a aplicação de diversos materiais. De acordo com o Dr. Diogo Melo, preenchimentos de bigode chinês e filtro nasolabial são os mais indicados para este tipo de agulha.
- Agulha 30G: é ainda mais fina e possibilita atravessar tecidos. Atinge menores profundidades, sendo indicadas para o preenchimento de canal lacrimal e arqueamento de sobrancelhas.
- Agulha de insulina ou agulha de Lebel 30G de 4mm: conforme diz o Dr. Rafael Oliveira, é uma nova indicação para aplicação de Toxina Botulínica tipo A.
E por que não fazer o uso de agulhas comuns? Porque elas são mais grossas e atravessam os tecidos grosseiramente. Isso aumenta a possibilidade de efeitos adversos pós-procedimento.
Agulha ou Cânula? Ou as duas?
Você ainda não sabe qual dos instrumentos deve escolher para cada procedimento? Então, vamos te dar um exemplo. Durante a realização de um contorno labial delicado na derme, as agulhas são as mais indicadas. Isso porque são perfurocortantes, atravessam o tecido e retro-injetam o medicamento de forma linear.
Portanto, é o único material que consegue caminhar na derme, já que a cânula não consegue fazer esta movimentação, por causa de sua ponta romba.
Mas a agulha pode complementar a cânula e vice-versa? Sim!
A cânula pode ser utilizada para a distribuição linear do material, enquanto que a agulha pode realizar preparações injetáveis de pontos e focais, de acordo com o Guia Ilustrado Para Preenchimentos Injetaveis de Satler,G & Gout. Desse modo, ambos são ferramentas ideais para o desenvolvimento dos procedimentos em Harmonização Orofacial.
A agulha abre pertuitos para a entrada de cânulas, mas para isso seu calibre deve ser superior ao da cânula. E ainda deve-se realizar diversos pertuitos, conforme a necessidade. Ou seja, você pode iniciar um procedimento com agulha e finalizar com cânula, ou ao contrário.
O que realmente importa na escolha entre agulha ou cânula é a execução da técnica e o cuidado na hora do procedimento.
Uma ferramenta poderosa que pode te auxiliar em cada etapa dos procedimentos de harmonização facial é o SHOF!
É um aplicativo completo que todos os profissionais de HOF podem utilizar para ter diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.
Se você ainda não conhece, faça sua assinatura aqui: http://shof.com.br/assinatura/