Após realizar qualquer tratamento de Harmonização Orofacial (HOF), o paciente precisa tomar alguns cuidados com a pele e é dever do profissional de HOF passar essas orientações pós-procedimento. Isso garante que o período de recuperação seja bem tranquilo, porque diminui a probabilidade de surgirem reações adversas e aumenta as chances do medicamento ser aceito pelo tecido.
Alguns desses cuidados servem para todos os procedimentos de HOF. Mas não podemos esquecer que cada paciente apresenta necessidades diferentes, assim como os próprios tratamentos. Portanto, você deve avaliar cada caso individualmente para passar as devidas orientações pós-procedimento.
Isso não é apenas uma forma de oferecer o melhor resultado possível, como também de fidelizar os pacientes e evitar dores de cabeça para sua vida profissional.
Então, se você quer saber quais cuidados deve recomendar após os procedimentos, continue lendo o conteúdo!
Boa leitura!
Você deve saber quais efeitos adversos são comuns aparecerem após um tratamento de Harmonização Orofacial. De acordo com o artigo “O Uso do Ácido Hialurônico no Rejuvenescimento Facial“, da Revista Brasileira Militar de Ciências:
Algumas reações transitórias relacionadas ao preenchimento dérmico podem ocorrer, como dor, edema, prurido e vermelhidão. As complicações não são frequentes e incluem necrose do tecido, edema persistente, granulomas e cegueira.
Por isso, seu paciente deve estar completamente ciente de tudo o que pode ou não acontecer durante e após o tratamento. Esclareça todas as possibilidades e probabilidades das situações e quais medidas ele deve tomar. Se você não avisá-lo, pode sofrer com processos judiciais. Afinal, o paciente terá concordado em realizar o procedimento sem o conhecimento dos riscos. E caso algum problema aconteça, isso pode ser usado contra você.
Portanto, você não pode se esquecer de passar todas as informações e de armazenar todos os documentos corretamente, para ter resguardo legal. Se você quer saber mais sobre como manter sua segurança jurídica, clique aqui.
Bom, você já sabe que qualquer erro, por menor que seja, pode comprometer o tratamento. E não só da parte do profissional, mas também do paciente, em relação ao cuidados que deve ter. Então, quais são eles?
Qualquer pessoa pode realizar os procedimentos de Harmonização Orofacial? Há grupos de pacientes que devem evitar os tratamentos, como gestantes, lactantes e menores de idade.
Os preenchimentos com Ácido Hialurônico são os tratamentos de HOF mais procurados ultimamente. Então, vamos falar especificamente quais pacientes não podem realizar esse procedimento:
Além disso, há outras contraindicações que são referentes aos procedimentos que o profissional de Harmonização deve se atentar em todos os casos, independente do tratamento:
Caso ocorra alguma reação adversa, você precisa saber como reverter preenchimentos faciais. Saiba mais sobre isso aqui!
Acima de tudo, o mais importante é manter uma comunicação clara e constante com o paciente, antes e após o procedimento. Assim, ele saberá exatamente de cada etapa do tratamento, ficará mais tranquilo caso alguma coisa aconteça e saberá o que fazer.
Uma dica bem legal para você acompanhar o pós-procedimento e enviar orientações para o paciente é por meio do aplicativo SHOF! Você consegue programar o envio automático de mensagens com os cuidados, que ficam armazenadas na nuvem do aplicativo. Além disso, o paciente pode enviar fotos para o profissional e realizar videochamadas.
Há muitos outros recursos para o dia a dia do profissional de Harmonização Orofacial!
Clique no link, conheça o SHOF e faça sua assinatura: https://shof.com.br/