Orientações pós-procedimento para tratamentos de Harmonização

Cuidados-faciais-na-pele-orientações-pós-procedimento-tratamento-paciente-harmonização-orofacial-facial-estético

Após realizar qualquer tratamento de Harmonização Orofacial (HOF), o paciente precisa tomar alguns cuidados com a pele e é dever do profissional de HOF passar essas orientações pós-procedimento. Isso garante que o período de recuperação seja bem tranquilo, porque diminui a probabilidade de surgirem reações adversas e aumenta as chances do medicamento ser aceito pelo tecido.

Alguns desses cuidados servem para todos os procedimentos de HOF. Mas não podemos esquecer que cada paciente apresenta necessidades diferentes, assim como os próprios tratamentos. Portanto, você deve avaliar cada caso individualmente para passar as devidas orientações pós-procedimento.

Isso não é apenas uma forma de oferecer o melhor resultado possível, como também de fidelizar os pacientes e evitar dores de cabeça para sua vida profissional.

Então, se você quer saber quais cuidados deve recomendar após os procedimentos, continue lendo o conteúdo!

Boa leitura!

Antes de tudo…

Você deve saber quais efeitos adversos são comuns aparecerem após um tratamento de Harmonização Orofacial. De acordo com o artigo “O Uso do Ácido Hialurônico no Rejuvenescimento Facial“, da Revista Brasileira Militar de Ciências:

Algumas reações transitórias relacionadas ao preenchimento dérmico podem ocorrer, como dor, edema, prurido e vermelhidão. As complicações não são frequentes e incluem necrose do tecido, edema persistente, granulomas e cegueira.

Por isso, seu paciente deve estar completamente ciente de tudo o que pode ou não acontecer durante e após o tratamento. Esclareça todas as possibilidades e probabilidades das situações e quais medidas ele deve tomar. Se você não avisá-lo, pode sofrer com processos judiciais. Afinal, o paciente terá concordado em realizar o procedimento sem o conhecimento dos riscos. E caso algum problema aconteça, isso pode ser usado contra você.

Portanto, você não pode se esquecer de passar todas as informações e de armazenar todos os documentos corretamente, para ter resguardo legal. Se você quer saber mais sobre como manter sua segurança jurídica, clique aqui.

Principais Orientações pós-procedimento para HOF

Bom, você já sabe que qualquer erro, por menor que seja, pode comprometer o tratamento. E não só da parte do profissional, mas também do paciente, em relação ao cuidados que deve ter. Então, quais são eles?

  • Qualquer atividade física deve ser interrompida, especialmente no dia do tratamento, e o paciente deve evitar realizar muito esforço no período de recuperação. Isso porque corre o risco do material se deslocar com as contrações musculares.
  • O paciente deve evitar exposição solar a qualquer custo nos dias seguintes ao procedimento. É comum que apareçam algumas inflamações após o tratamento, mas quando são expostas ao sol, podem gerar manchas na pele.
  • Aliado ao item acima, o uso de filtro solar é essencial. Mesmo sem expor a pele ao sol, as luzes artificiais ainda podem prejudicar o tratamento, além de causar manchas. Portanto, o paciente deve fazer uso do protetor solar, mesmo em ambientes fechados, e reaplicá-lo a cada 3 horas. Essa é uma indicação da dermatologista Paola Costa para a revista Dermaclub.
  • Muitos procedimentos geram edemas, isso é normal, mas a exposição a temperaturas muito extremas pode fazer com que eles durem mais tempo. Por isso, o paciente deve evitar ficar em ambientes muito quentes ou frios.
  • Suspender o uso da maquiagem é uma das orientações pós-procedimento que não podem ficar de fora. Esses produtos tampam os poros, diminuindo a oxigenação da pele, e ainda podem se infiltrar no pontos de perfuração das aplicações da cânulas e agulhas. Por causa disso, estimulam a produção de inflamações e infecções.
  • Utilizar antioxidantes, que já estão presentes no organismo humano, ajuda a combater radicais livres, aumenta a imunidade e melhora a qualidade da pele. Ele pode ser encontrado em cosméticos ou alimentos, como frutas, verduras, sementes e grãos.

Contraindicações em procedimentos de Harmonização Orofacial

Qualquer pessoa pode realizar os procedimentos de Harmonização Orofacial? Há grupos de pacientes que devem evitar os tratamentos, como gestantes, lactantes e menores de idade.

Os preenchimentos com Ácido Hialurônico são os tratamentos de HOF mais procurados ultimamente. Então, vamos falar especificamente quais pacientes não podem realizar esse procedimento:

  • Pacientes com hipersensibilidade ao fármaco, à lidocaína ou aos anestésicos. Lembre-se de que algumas marcas de ácido hialurônico já vem com lidocaína em sua composição, então tome muito cuidado ao escolher o produto.
  • Pacientes que apresentem alguma doença autoimune, como o lúpus, ou que estejam momentaneamente com a pele inflamada, infeccionada, apresentem alguma alteração cutânea ou tumores.
  • Pacientes que já estejam realizando algum tratamento a laser, peeling químico e dermoabrasão.

Além disso, há outras contraindicações que são referentes aos procedimentos que o profissional de Harmonização deve se atentar em todos os casos, independente do tratamento:

  • É estritamente contraindicado aplicar qualquer tipo de material nos vasos sanguíneos (intravascular), pois sua obstrução pode levar a problemas sérios, como necrose ou até mesmo cegueira.
  • O profissional não deve tentar sobrecorrigir uma aplicação anterior com outra, porque isso pode proporcionar algum efeito adverso ou ainda causar um resultado indesejado.

Caso ocorra alguma reação adversa, você precisa saber como reverter preenchimentos faciais. Saiba mais sobre isso aqui!

Dica para enviar orientações pós-procedimento

Acima de tudo, o mais importante é manter uma comunicação clara e constante com o paciente, antes e após o procedimento. Assim, ele saberá exatamente de cada etapa do tratamento, ficará mais tranquilo caso alguma coisa aconteça e saberá o que fazer.

Uma dica bem legal para você acompanhar o pós-procedimento e enviar orientações para o paciente é por meio do aplicativo SHOF! Você consegue programar o envio automático de mensagens com os cuidados, que ficam armazenadas na nuvem do aplicativo. Além disso, o paciente pode enviar fotos para o profissional e realizar videochamadas.

Há muitos outros recursos para o dia a dia do profissional de Harmonização Orofacial!

Clique no link, conheça o SHOF e faça sua assinatura: https://shof.com.br/

SHOF
Autora

© SHOF - Todos os Direitos Reservados.

Contatos