Mitos e Verdades sobre o Botox

Há muitos boatos sobre o Botox, mas você sabe dizer o que é verdade e o que não é? Descubra neste artigo!

mitos e verdades sobre o botox toxina botulínica procedimento hof harmonização orofacial facial

O Botox, famosa marca pela qual as pessoas conhecem a Toxina Botulínica, ganhou destaque nos últimos anos pelo sua capacidade de rejuvenescer a face. Sua rápida popularização fez com que as pessoas não entendessem muito bem a neurotoxina e quais são os mitos e verdades sobre o Botox.

Não só os pacientes, como também profissionais de HOF iniciantes acabam tendo dúvidas sobre este assunto. Por isso é comum que muitas pessoas acabem confundindo a Toxina Botulínica com os preenchimentos faciais com Ácido Hialurônico, por exemplo.

Apesar de ambos contribuírem para o rejuvenescimento facial e, às vezes, serem utilizados para corrigir uma mesma queixa facial, cada um atua de uma forma diferente.

Então, para que seus pacientes não tenham mais dúvidas sobre essa neurotoxina, e você consiga explicar o procedimento corretamente para eles, separamos 7 mitos e verdades sobre o Botox. Veja se você já ouviu algum deles e se era realmente aquilo que você pensava!

1. O botox serve apenas para eliminar as rugas.

Mito! A Toxina Botulínica é um medicamento que pode ser usado tanto para fins estéticos quanto terapêuticos, de acordo com o Instituto Maxilo Facial. Ou seja, além de amenizar a formação de rugas, ela é muito utilizada no tratamento de alguns distúrbios. Por exemplo, alterações glandulares, cefaleias crônicas, distúrbios do movimento, DTM, bruxismo, entre outros.

2. O resultado do procedimento é permanente.

Mito! O Botox é um medicamento dose-dependente, ou seja, o seu efeito é diretamente proporcional à quantidade de unidades aplicadas. Quanto maior a quantidade, maior é a duração do efeito.

Assim como há hábitos que reduzem seu efeito, como fumo, etilismo e atividades físicas, também existem hábitos que favorecem sua duração. Por exemplo, consumir alimentos ricos em vitamina A e C, utilizar protetor solar diariamente e ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.

Assim sendo, a reaplicação costuma ser realizada com intervalo de 4 meses, sendo que esse período pode variar, conforme os hábitos do paciente.

3. O Botox pode desencadear o botulismo.

Mito! A Toxina Botulínica é uma proteína originada da bactéria Clostridium botulinum. Sim, é a mesma que causa a doença, porém o fármaco não é capaz de desencadear o botulismo no paciente. Isso porque é um produto purificado e produzido em laboratório e utilizado em doses muito baixas e controladas.

Então, não há nenhum risco do Botox desencadear o botulismo, porque suas transmissão ocorre apenas por alimentos e água contaminados pela bactéria, ou mal conservados.

4. O efeito é imediato.

Mito! O efeito do Botox começa a aparecer após 48h da sua aplicação. O resultado é progressivo nas primeiras semanas e depois diminui, conforme o passar do tempo.

mitos e verdades botox toxina botulínica paralisia facial parcial assimetria botulismo deformação

5. Botox pode alterar a expressão facial ou mudar a simetria do rosto.

Mito… mas existe um pouco de verdade nessa afirmação. Calma, vamos te explicar porque isso pode acontecer.

Cada pessoa possui um padrão de contração muscular, e a sua intensidade ainda pode ser diferente nos lados da face. Uma musculatura pode ser mais forte do que a outra, mas isso é normal.

Então, o que pode acontecer é que um lado precise de mais produto do que o outro para que a face fique simétrica.

No arqueamento de sobrancelhas, por exemplo, pode resultar em uma sobrancelha mais arqueada do que a outra. Caso ocorra um desalinhamento entre os lados da face, o paciente deve voltar para uma reavaliação e realizar uma segunda aplicação de Botox para nivelar os lados.

6. Botox preventivo existe.

Verdade! Alguns pacientes, mesmo muito jovens, possuem uma força de contração muscular elevada, com rugas dinâmicas bem demarcadas na região. Neste caso, a aplicação preventiva de Toxina Botulínica serve para relaxar a musculatura e impedir com que haja uma quebra dérmica, com formação rugas estáticas naquela região.

Os profissionais costumam indicar o tratamento para pacientes com mais de 25 anos, mas não há uma idade mínima para realizar o procedimento. Cada paciente é único e possui suas particularidades, que devem ser avaliadas antes do profissional de HOF indicar qualquer procedimento.

7. Existe efeito vacina para a toxina botulínica.

Verdade! O efeito vacina se caracteriza pela formação de anticorpos contra a proteína, causando uma redução do efeito do medicamento. A reaplicação da neurotoxina em intervalos de tempo curto e doses inadequadas podem ser as principais causas para o problema.

Saiba mais sobre o Botox aqui.

Há uma coisa mais importante do que conhecer quais são os Mitos e Verdades sobre o Botox

Como você pode ter percebido, o efeito do Botox depende de você, profissional de HOF, e de como conduz todo o tratamento. Para que você tenha todo o auxílio para oferecer os melhores procedimentos de harmonização para seus pacientes, precisa de um assistente virtual que esteja com você em cada etapa dos tratamentos.

E sabe como você consegue ter uma garantia melhor de que está realizando todo o protocolo de atendimento corretamente?

  • Utilizando um tipo de anamnese para cada momento do tratamento, para você identificar todo o histórico e hábitos do paciente e ter um acompanhamento mais próximo do procedimento;
  • Realizando uma análise facial precisa, que te entregue todos os pontos da face marcados por Inteligência Artificial, para que você aplique a quantidade de produto ideal para o resultado que o paciente tanto deseja;
  • Recebendo um alerta sobre qualquer condição do paciente que possa causar alguma intercorrência no procedimento.

Mas isso não é tudo! Você ainda pode controlar o agendamento de consultas, conversar com seu pacientes e planejar todo o tratamento em um único lugar: no SHOF – Sistema de Harmonização Orofacial. É o assistente virtual que todo profissional de HOF precisa para elevar a qualidade do seus atendimentos!

Clique aqui e saiba como adquirir o aplicativo.

SHOF
Autora

© SHOF - Todos os Direitos Reservados.

Contatos