Como utilizar o SHOF no dia a dia da HOF

O SHOF é um aplicativo para ser usado em todas as etapas dos procedimentos de harmonização orofacial. Se você ainda não sabe como ele pode te ajudar, veja aqui quais são as suas funções e como podem facilitar seu dia a dia!

como utilizar usar shof tratamento procedimento hof harmonização facial orofacial profissional

O SHOF – Sistema de Harmonização Orofacial é um aplicativo para ser utilizado em todos os momentos do seu dia a dia, e nós vamos te mostrar como você pode fazer isso. Ao utilizar o SHOF, você tem acesso a recursos essenciais para elevar a qualidade dos seus serviços e se tornar uma referência na HOF.

Com ele, você consegue criar um protocolo para eliminar processos manuais, torná-los mais precisos, otimizar o tempo das consultas, ter uma comunicação próxima e clara com o paciente, se certificar de que indicou o melhor tratamento e garantir sua segurança jurídica.

Sim, são muitos benefícios para o seu dia a dia! Por isso vamos te mostrar neste artigo como você pode utilizar o SHOF para conquistar tudo isso. Boa leitura!

Primeiros passos para utilizar o SHOF

Em primeiro lugar, você deve ter uma assinatura para usufruir de todos os recursos do seu novo assistente virtual. Em seguida, deve criar o seu perfil profissional na plataforma. Após entrar com seu login e senha, você será direcionado para tela principal do SHOF.

No canto esquerdo superior da tela, você verá o menu, e nele o Meu Perfil. Você pode personalizá-lo para que sua conta tenha sua identidade visual. Clique em cima do logotipo, da foto do seu perfil e do link para personalizá-los.

No campo Link, você pode colocar o endereço do seu site ou o link para realizar uma videochamada com seus pacientes. Ao longo do tratamento, se seu paciente apresentar qualquer dúvida ou identificar uma reação adversa inesperada, você pode agendar uma videochamada para falar com ele.

Assim, você pode verificar primeiro o que está acontecendo e se há uma real necessidade do paciente se locomover até o consultório para uma consulta. Dessa forma, seu paciente e você economizam tempo, e você consegue organizar melhor sua agenda.

Também temos uma dica bem interessante para você quando chegar na parte de Planejamento. Opte por utilizar o aplicativo em um notebook ou tablet, para ter uma experiência melhor ao realizar as análises faciais.

Cadastre seus pacientes 

Para utilizar o SHOF por completo, todos os pacientes devem estar cadastrados no aplicativo, por 2 motivos: é assim que você tem acesso ao Prontuário, e dar continuidade ao atendimento, e garante sua segurança jurídica ao armazenar todos os dados em um local seguro.

Talvez você já saiba disso, mas é sempre bom reforçar. Você precisa manter todas esses dados seguros para comprovar que realizou todo o tratamento corretamente e que seu paciente estava ciente sobre todas as informações, caso aconteça algum problema. Por isso o SHOF armazena tudo na nuvem, para você ter esses dados em um local seguro e de fácil acesso.

Voltando agora ao prontuário. Ele será criado assim que você terminar o cadastro do paciente. Para adicionar um novo paciente, vá até a página inicial do aplicativo e clique no ícone localizado no canto superior direito da tela. É fundamental que você preencha todos os campos solicitados, pois isso fará parte do prontuário dos seus pacientes. 

Escolha o que deseja fazer em seguida

Após finalizar o cadastro, é hora de escolher um dos próximos passos:

  • Agendar o paciente para a próxima consulta, seja ela remota ou presencial;
  • Acessar o QR Code, que serve para o paciente ter acesso ao seu prontuário no consultório;
  • Gerar uma anamnese para recolher o máximo de informações sobre o paciente;
  • Iniciar o planejamento com a análise facial digital. 
shof primeiros passos

É interessante que você já compartilhe o QR Code com seu paciente, porque é assim que ele terá acesso a alguns recursos essenciais, como as anamneses, orientações dos procedimentos e até mesmo o planejamento. Se o paciente estiver no consultório, basta que ele escaneie o código. Caso contrário, você tem a opção de compartilhar um link pelo Whatsapp.

Se você optar por realizar este passo depois, ainda conseguirá compartilhar o prontuário, basta clicar no QR Code no canto direito superior. Mas, de qualquer forma, é necessário que o paciente baixe o aplicativo para conseguir visualizar seu prontuário. Logo que ele realizar o primeiro acesso, você poderá enviar as Anamneses.

Organize toda sua agenda e tenha mais controle sobre seu dia!

Se você for cadastrar um paciente que já estava tratando anteriormente, deve utilizar o SHOF para agendar a consulta ou realizar o Planejamento. Mas agora vamos focar na sua Agenda Online.

Se você optar por agendar uma consulta, selecione qual é o objetivo dela: reavaliação, procedimento ou primeiro atendimento. Assim que concluir essa etapa, pode consultá-la dentro do Prontuário do paciente ou no perfil do profissional. Aliás, terá acesso a todas as consultas nesses locais e poderá escolher a forma de visualização: por dia, semana ou mês.

É uma forma muito prática de visualizar todas as consultas em um único lugar, sem correr o risco de marcar horários muito apertados ou com gaps muito grandes entre as consultas. Desse modo, você tem mais controle sobre seu dia a dia e mais facilidade para organizá-lo da melhor forma mais conveniente para você.

Escolha o modelo de anamnese ideal

O preenchimento da Anamnese é uma das etapas mais importantes para conhecer melhor seu paciente. Mas ainda assim, muitos profissionais de HOF não compreendem como ela impacta no resultado do procedimento e na saúde do paciente.

Com uma anamnese adequada, você consegue ter um diagnóstico completo do seu paciente e identificar o tratamento ideal para sua queixa estética. Isso só é possível porque, com as perguntas certas, você tem conhecimento sobre todo o histórico de saúde, procedimentos, hábitos, remédios, estilo de vida e qualidade dérmica do paciente.

Ao contrário do que muitos imaginam, as anamneses não são limitadas a perguntas superficiais. Por isso que você deve dar bastante atenção a este documento e escolher o modelo que se encaixa melhor para a etapa do tratamento.

Tipos de Anamneses

shof tipos de anamnese modelos procedimento tratamento hof harmonização facial orofacial

A primeira anamnese que você vai encontrar no SHOF é a Anamnese Básica que abrange perguntas sobre a queixa do paciente, o histórico médico e os hábitos que podem interferir no efeito do produto.

Em seguida, temos a Anamnese Pré-consulta que contém perguntas importantes que podem interferir na avaliação do profissional na consulta. Por exemplo, se o paciente consumiu bebida alcoólica nas últimas 24 horas ou se está em uso de algum medicamento.

Quanto a Anamnese Médica, você pode utilizá-la para todos os pacientes, pois envolve perguntas mais profundas sobre a saúde, desde o histórico de doenças até a qualidade do sono. Com ela, você consegue identificar se o paciente apresenta alguma condição que reduz o efeito do fármaco ou que o impossibilite de realizar o procedimento.

Por fim, temos a Anamnese Diagnóstico que serve para o profissional conhecer as características da face do paciente. São perguntas sobre o biotipo facial do paciente, desvios de linha faciais, espessura e textura cutânea etc.

Como fazer melhor uso das anamneses?

Você pode utilizar o SHOF para enviar as anamneses para seus pacientes antes mesmo que compareçam à primeira consulta, como é o caso da anamnese básica. Assim, você já pode conhecer um pouco mais sobre o paciente e aproveitar melhor o tempo da consulta com as outras avaliações.

A anamnese médica, recomendamos que o paciente a responda na sua presença. Já a anamnese diagnóstico só pode ser respondida por você. Isso porque são perguntas específicas e técnicas que o paciente não tem conhecimento para responder. No dia do procedimento, o paciente também deve responder a anamnese pré-consulta, seja em casa ou no consultório antes de iniciar o tratamento.

Como falamos anteriormente, o paciente precisa ter o aplicativo em seu celular para ter acesso ao seu prontuário, e isso inclui as anamneses. Então, para que consiga responder às perguntas, ele deve escanear o QR Code em seu dispositivo ou você pode compartilhar o código com ele.

Após concluir o preenchimento das Anamneses, elas ficarão com o status em verde. Ao lado terá um ícone de “olho” para você conferir as respostas. Se houver alguma pergunta não respondida, a anamnese ficará com o status em vermelho. 

Como utilizar o SHOF para receber Alertas?

shof aplicativo alertas profissional procedimento

Os Alertas são uma das funções mais importantes em relação às respostas das Anamneses. O SHOF cria um alerta para o profissional sobre qualquer resposta que possa comprometer o resultado do tratamento ou a saúde do paciente.

Pode ser referente a alguma alergia que o paciente tenha que você deva se atentar ao planejar o tratamento ou sobre atividades físicas que ele pratica que possam reduzir o efeito dos produtos.

Um exemplo é o paciente que está no meio de um tratamento com Roacutan ou que está tomando anti-inflamatório. Se você realizar algum procedimento, pode causar uma reação adversa no local das aplicações.

Por isso é importante que as Anamneses sejam respondidas por completo, para que você consiga oferecer um tratamento seguro e adequado para seu paciente. Além do mais, é uma forma de se proteger juridicamente, porque tudo o que você planejar para o tratamento será com base nas anamneses, que foram respondidas pelo seu paciente ou na presença dele. Essa é uma das grandes vantagens em utilizar o SHOF em seus atendimentos.

Enfim, todos os Alertas ficam disponíveis no prontuário de cada paciente e na página inicial do profissional.

É obrigação do paciente seguir as Orientações

aplicativo orientações procedimento paciente harmonização

As orientações são importantes para os profissionais e para os pacientes. Para cada Alerta que o SHOF cria para o profissional, também existe uma Orientação para o paciente, baseado nas respostas das anamneses.

Aqui, o paciente tem uma responsabilidade maior, porque o profissional não tem controle sobre as atividades que ele pratica antes ou depois dos procedimentos. Contudo é seu dever passar os devidos cuidados para que o tratamento saia como o previsto.

É por isso que o SHOF disponibiliza essas informações no Prontuário do paciente, para que ambos tenham acesso às Orientações. Assim, você não precisa se preocupar se esqueceu de mencionar algum cuidado ou se o paciente perdeu o papel com as orientações.

É uma forma de se certificar de que ele estará se cuidando corretamente. Além das orientações pré-procedimento também há as de pós-procedimento, que incluem indicações do que o paciente deve realizar caso apresente algum efeito adverso.

Veja também: Conheça o SHOF: seu Sistema de Harmonização Orofacial

Veja como utilizar o SHOF para iniciar o Planejamento

Finalmente, chegamos ao Planejamento! É aqui que você vai utilizar o SHOF para definir o melhor tratamento para seu paciente. A primeira atividade a se fazer é a análise facial. Para isso, você deve ir até o Prontuário do paciente e clicar no símbolo (+) para realizar o planejamento.

A primeira escolha a se fazer é escolher o tipo de procedimento facial, baseado nas respostas das Anamneses. Acrescente também uma descrição do tratamento e outras informações que você queira deixar de fácil visualização.

Em seguida, precisa anexar as fotos do seu paciente para realizar a Análise Facial posteriormente. Você encontrará um exemplo de como deve fotografar cada foto.

análise facial aplicativo sistema de harmonização orofacial procedimento hof

Nós recomendamos que você fique a 1,5m de distância do seu paciente e limpe bem a lente da câmera antes de tirar as fotos, para que nenhuma sujeira comprometa a qualidade da imagem.

Para enviar as imagens, basta clicar em um dos círculos que representam o tipo de posicionamento do paciente para tirar as fotos com o dispositivo ou carregá-las do próprio computador. Em seguida, clique no botão Planejamento para o sistema realizar a análise facial do paciente.

Caso você não saiba, o SHOF utiliza Inteligência Artificial para deixar essa análise mais precisa possível. Todos os pontos na face são marcados automaticamente, mas se você achar necessário, é possível ajustá-los.

Galeria e Calibração

Após carregar as imagens, você deve ajustá-las e iniciar a calibração. As linhas servem como referência para você realizar o alinhamento das fotos. Mas vale lembrar que, como profissional, você deve avaliar qual a melhor técnica de ajuste para o seu paciente. Lembre-se também de salvar os ajustes para que o sistema não altere suas correções.

sistema de harmonização orofacial aplicativo análise facial digital

E o que é essa calibração? A calibração serve para medir a distância correta de cada ponto facial. Para isso, basta clicar no botão Calibrar e ajustar as medidas entre os pontos. Este passo é fundamental, pois toda a análise facial será realizada a partir dessas marcações.

Para exemplificar, vamos utilizar a distância da comissura à comissura labial. Após realizar a medição, você constatou que o lábio do paciente possui 60 mm. O passo seguinte é adicionar esse valor na Calibração. Com o botão esquerdo do mouse, você irá pressionar e puxar para a distância correta. Mas lembre-se: o sistema irá calcular todas as outras medidas baseadas nessa distância.

Após calibrar os pontos, é hora de avaliar a medições encontradas na aba de análises e alterar os pontos que achar necessário. É assim que você encontra todas as assimetrias e desvios em seu paciente.

Planejamento Virtual

Na parte de análises, você consegue definir o Planejamento. Clique no símbolo (+) ao lado do botão Salvar, na área inferior da tela e acione o modo Distrorção. Por exemplo, ao utilizar o SHOF para um preenchimento labial, você conseguirá alterar a projeção dos lábios, a partir dos pontos faciais já calculados ou criar novos pontos de alteração e fixação. Basta clicar no local que desejar alterar para inseri-los.

E não se esqueça de salvar ao finalizar as alterações! Caso queira mudar de imagem, vá até a página na galeria e faça sua escolha. Na área de pontos, você consegue ajustá-los na face do seu paciente. 

Desenhos Faciais

Outra função dentro do aplicativo é a parte de Desenhos. Nessa área, você encontra várias ferramentas de marcação de áreas de trabalho. O bézier, por exemplo, é utilizado para realizar a marcação de um ponto até outro, caso você queira evidenciar as rugas para mostrar o paciente.

Já o pincel, o círculo e o retângulo são para a demarcação de áreas. A medida é para prover a distância de um ponto até outro, a cor serve para a alterar o tom da caneta e a espessura é para deixar o calibre mais fino ou mais grosso para a linha de marcação.

sistema de harmonização orofacial aplicativo profissional hof análise facial desenho linhas rugas cor

Cada ruga ou sulco tem uma cor definida para padronizar as marcações na face do paciente. Isso ajuda na demonstração dos locais de aplicação para ele, porque consegue visualizar e compreender com facilidade suas características faciais e porque deve realizar o tratamento proposto.

Procedimentos e Orçamento

Agora, chegamos a área de Procedimentos, onde você define a região que irá tratar, assim como o fármaco, sua marca e a dosimetria. No canto esquerdo da tela, você encontrará as opções de salvar e compartilhar as alterações e a análise facial do paciente.

Após realizar todo o planejamento facial do paciente e definir os produtos, a dosimetria e a região de aplicações, você pode definir o Orçamento no botão que está na parte superior direita do aplicativo. Você deve selecionar os procedimentos que irá realizar, e o sistema calculará o valor total. Por último, selecione a forma de pagamento e a quantidade de parcelas.

Contrato e Termo de Consentimento

sistema de harmonização orofacial contrato termo de consentimento

Finalmente, chegamos ao Contrato! Aqui, você deve selecionar as Anamneses do seu paciente e visualizar uma prévia do documento. Talvez, ele seja um dos recursos mais importantes para sua segurança jurídica. Isso porque ele esclarece todas as condições do tratamento, por exemplo, a durabilidade do efeito, que pode variar.

É por meio deste documento que o paciente consentirá a realização do tratamento, seu resultado e possíveis riscos. Por isso você só deve iniciar o procedimento após gerar o Contrato, imprimi-lo ou baixá-lo em PDF. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO PR) “é preciso alinhar muito bem com o paciente suas expectativas sobre o tratamento proposto, além de sempre ter o consentimento assinado pelo paciente”.

O SHOF é o assistente virtual que todo profissional de HOF precisa!

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a visualizar porque é tão importante utilizar o SHOF em seus procedimentos de Harmonização. Não importa se você trabalhá há algum tempo na área ou se está realizando seus primeiros atendimentos agora, você pode se beneficiar em cada etapa dos tratamentos.

O aplicativo é a ferramenta ideal para você alinhar às expectativas do seu paciente, fidelizar seus clientes e se destacar no mercado! Quer saber como adquirir sua assinatura e melhorar a qualidade dos seus serviços? Clique aqui.

SHOF
Autora

© SHOF - Todos os Direitos Reservados.

Contatos