Como rejuvenescer o terço superior da face?

O envelhecimento epitelial causa muitas mudanças na face, por isso, muitos pacientes têm interesse em rejuvenescer o terço superior. Então, procuram por procedimentos de harmonização que disfarçam as rugas na testa.

Antes de tudo, vamos relembrar qual é a localização exata do terço superior. Ele se limita pela linha imaginária de tragus ao canto externo dos olhos e envolve desde os cílios da pálpebra inferior até a raiz nasal. Resumidamente, do tríquio à glabela.

Por ser uma área de intensa atividade muscular, é comum que surjam linhas de expressão e rugas, que ficam cada vez mais marcadas com o tempo.

Isso acontece porque durante o envelhecimento epitelial, a pele e a estrutura anatômica da face sofrem alterações. Para você conseguir rejuvenescer o terço superior corretamente, precisa saber de algumas informações.

Continue lendo o artigo e veja como proporcionar o melhor procedimento para seu paciente!

Alterações epiteliais do envelhecimento

Para entender melhor tudo o que acontece durante o envelhecimento, em primeiro lugar, devemos relembrar as camadas principais que compõem a pele:

  1. Epiderme: é a camada mais superficial, onde os queratinócitos e os hemidesmossomos se alojam. Estão relacionados à proteção de tecido e células, respectivamente.
  2. Derme: possui o tecido conjuntivo e a matriz extracelular, que é composta basicamente por ácido hialurônico.
  3. Subcutâneo ou Hipoderme: é a camada mais profunda, constituída por tecido adiposo.

No processo de envelhecimento, essas camadas sofrem alterações significativas. Ao longo do tempo, a produção de fibroblastos, que está na matriz extracelular, reduz. Isso acontece por causa de diversos fatores, como radiação solar, poluição, cigarro, alimentação inadequada, estresse, entre outros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os fibroblastos são células responsáveis pela produção de colágeno. A redução delas no organismo influencia para o aumento da flacidez. Os primeiros sinais desse processo podem ser vistos no terço superior da face.

Veja quais são as principais mudanças que acontecem durante o envelhecimento:

  • Redução na produção de colágeno;
  • Perda de elasticidade e, consequentemente, aumento da flacidez;
  • Modificação das zonas compartimentais adiposas;
  • Aparecimento de pequenas manchas, decorrentes da radiação ultravioleta.
  • E, claro, rugas estáticas começam a ficar mais aparentes.

Veja também: Preenchimento Facial: como funciona esse procedimento?

Há riscos nos procedimentos para rejuvenescer o terço superior?

Muitos procedimentos prometem acabar com o “problema” ou retardar o processo de envelhecimento. Contudo, não é bem assim que funciona. Essa região é vascularizada por veias e artérias muito importantes, vasos que irrigam estruturas internas do crânio, como as artérias Supratroclear e a Supraorbital.

Uma constrição vascular, que gera um bloqueio da irrigação, pode ocasionar em uma necrose tecidual. Além disso, ainda pode causar reações gravíssimas e irreversíveis, como a cegueira.

O preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, pode obstruir alguns vasos e artérias. Sim, ele é um material seguro, biocompatível com nosso organismo e pode ser revertido com a hialuronidase.

Mas se o profissional escolher a técnica errada ou se não conhecer a anatomia da região, pode depositar o produto em um local que comprima a irrigação. Ou ainda, pode depositar o produto dentro dos vasos, causando uma obstrução vascular.

Isso pode acontecer porque a região da glabela não possui tanto volume, as camadas da pele são mais finas. Por isso, um pequeno erro de cálculo de quantidade de material pode causar facilmente uma intercorrência. Um exemplo disso é uma isquemia que pode se desenvolver para uma necrose, posteriormente.

Portanto, é indispensável ter um conhecimento aprofundado da anatomia estomatognática. Dessa forma, o profissional de harmonização terá um embasamento maior para tomar melhores decisões ao longo do tratamento.

Enfim, por ser uma área tão delicada, e que pode causar riscos ao paciente, você deve seguir alguns passos para rejuvenescer o terço superior de forma segura e eficiente.

Continue com sua leitura para ver quais são!

Como promover o Rejuvenescimento facial?

Em primeiro lugar, você deve definir o diagnóstico do seu paciente. Para isso, precisa avaliar o motivo pelo qual as rítides se formaram, se é realmente devido ao processo de envelhecimento ou se é por causa da força muscular. Além disso, não pode se esquecer de identificar o grau das rugas e da contração.

rejuvenescer o terço superior da face rejuvenescimento facial rugas estáticas dinâmicas hipercinético mornocinético paciente força de contração muscular do músculo

Um paciente hipercinético, por exemplo, possui grande força de contração muscular. Ou seja, a face tende a aparentar um aspecto mais envelhecido, com algumas rugas estáticas.

Já o paciente normocinético, costuma apresentar apenas rugas dinâmicas, que se originam no ato das mímicas faciais.

Por isso que o diagnóstico é tão importante, porque cada caso pode haver um tratamento e um protocolo diferente a seguir.

Vale ressaltar que se seu paciente já possui rugas estáticas, pode ser que a toxina botulínica não seja a única solução. Como elas se formam após uma quebra dérmica, há o rompimento de fibras colágenas e musculares importantes para a formação e integridade dos músculos.

Por isso, para começar o tratamento, é mais aconselhável optar pelo peeling, microagulhamento ou bioestimuladores de colágeno. Após recuperar a qualidade da pele, você pode partir para as aplicações de toxina botulínica para relaxar os músculos e evitar que se formem novas marcas.

Dica para rejuvenescer o terço superior com mais eficiência

Para evitar qualquer intercorrência, o profissional de HOF deve realizar uma anamnese específica para cada procedimento que for realizar, assim como uma análise facial. Dessa forma, você conseguirá analisar com mais propriedade a necessidade do paciente, o tipo de contração muscular e padrão de rugas para calcular com precisão o produto e a técnica do procedimento.

No SHOF, você tem assistência em toda as etapas do tratamento de harmonização, para você melhorar seus resultados na HOF!

Se você ainda não conhece o Sistema de Harmonização Orofacial, saiba mais aqui.


Leia também: Harmonização Facial: 9 coisas que você precisa saber

SHOF
Autora

© SHOF - Todos os Direitos Reservados.

Contatos