Como planejar o procedimento de HOF ideal para cada paciente?

como planejar o procedimento de hof ideal para cada paciente

Cada vez mais profissionais de diversas áreas estão migrando para a Harmonização Orofacial (HOF). E realmente é uma área promissora. Mas para conseguir se destacar entre os demais, você precisa planejar o procedimento de HOF ideal para cada paciente.

E como fazer isso? Na verdade, é algo mais simples do que imaginam. Quando você conhece a anatomia facial, a ação dos fármacos no organismo e as técnicas adequadas, você tem em mãos todas as informações que precisa para garantir um tratamento de harmonização seguro e com ótimos resultados.

Então, sim, o primeiro passo é estudar, você precisa ter um conhecimento aprofundado para saber o que vai ou não funcionar no seu paciente. Mas isso não é tudo.

Você precisa se atentar às etapas do tratamento. Por isso você vai ver aqui mais a respeito sobre como diagnosticar e planejar o procedimento de HOF com eficiência.

Boa leitura!

Antes de pensar em planejar o procedimento de HOF…

Antes de tudo, você deve submeter seu paciente a uma avaliação minuciosa, e ela começa com as anamneses.

De acordo com a Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde (Capesesp), a anamnese é um questionário que deve ser realizado pelo profissional, em uma espécie de entrevista. Assim, ele tem acesso a informações importantes sobre seu presente e passado.

Ou seja, é com esse documento que o profissional de HOF consegue coletar informações do seu paciente e obter um diagnóstico assertivo.

Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.

Immanuel Kant

Como abordamos no artigo sobre os principais tipos de anamneses, você não pode utilizar uma anamnese superficial. Se você fizer perguntas rasas para seu paciente, receberá respostas do mesmo nível. Por isso, no SHOF, você encontra vários modelos, para etapas e finalidades diferentes.

Com a anamnese diagnóstico, por exemplo, você consegue coletar informações sobre as medições faciais e qualidade dérmica do paciente.

Já com a anamnese básica, você obtém alguns dados relevantes sobre a queixa estética, o histórico médico, de procedimentos, de hábitos e de medicamentos. E a anamnese médica, como o nome já diz, é uma investigação mais aprofundada sobre a saúde e o histórico médico do paciente.

E todas essas informações são extremamente importantes para planejar o procedimento de HOF adequado para cada paciente.

Afinal, como qualquer profissional conseguiria oferecer um tratamento seguro com Toxina Botulínica, sem saber que o paciente é alérgico à albumina? Ou como fazer uma aplicação de Ácido Hialurônico no nariz, sendo que ele já realizou uma rinoplastia e teve a malha vascular alterada?

Esses são apenas alguns exemplos que ressaltam o impacto que as anamneses têm no tratamento de harmonização orofacial.

Uma Análise completa para um diagnóstico preciso

Agora, chegamos à análise facial, uma etapa primordial para você conseguir planejar o procedimento de HOF com segurança e assertividade.

Essa não é uma tarefa simples, muitos menos rápida, porque exige bastante dedicação do profissional. Ainda mais quando ele não utiliza ferramentas que podem otimizar a análise e deixá-la muito mais precisa.

Há profissionais que preferem fazer uma análise manual, no papel e caneta ou até mesmo diretamente no rosto do paciente. Porém essas formas de avaliar a face não são tão precisas quanto a análise facial digital. Ou seja, a probabilidade de tratar as queixas do paciente de forma assertiva diminuem bastante.

Quando você tem uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial, como o SHOF, tem dados completos sobre seu paciente. A análise facial é feita automaticamente pelo aplicativo, com base nas fotos que o profissional carrega na plataforma.

Essas fotos devem ser de diferentes expressões faciais do paciente, conforme as instruções que o próprio aplicativo fornece. A análise já calcula as marcações de pontos, linhas e medições com alta precisão, mas o profissional tem toda a liberdade para realizar os ajustes que desejar.

Essa é uma forma de entregar um tratamento de harmonização facial diferenciado. Afinal, com análises mais precisas, o resultado será o mais próximo possível do que paciente deseja.

Agora chegou a hora de planejar o procedimento de HOF

É no planejamento que você irá utilizar todas as informações que coletou até agora, para definir o tratamento ideal para seu paciente. E, claro, além do seu conhecimento da área e das técnicas de aplicação. Mas como reunir isso para planejar o procedimento de HOF?

No SHOF, você encontra a função de Planejamento Virtual, que foi desenvolvida por dois motivos: para facilitar essa etapa e para auxiliar o profissional a vender o tratamento.

Após realizar a análise facial, o profissional consegue adicionar o tipo de aplicação que fará em cada região, qual produto utilizará, de que marca e a quantidade. Dentro do planejamento de um único procedimento de HOF, você pode adicionar diferentes aplicações.

E o melhor de tudo é que o orçamento também é feito automaticamente, conforme o profissional adicionar as aplicações do planejamento..

Mas isso não é tudo, no planejamento de procedimentos de preenchimento facial, o profissional pode movimentar os pontos faciais, para volumizar a região e dar uma previsão do resultado ao paciente. Isso diminui drasticamente o receio do paciente em realizar o procedimento.

Com todos os recursos do planejamento virtual, o paciente fica mais seguro, vendo que o procedimento atenderá suas queixas.

Além disso, você pode compartilhar o planejamento pelo aplicativo com o paciente, assim como seu prontuário de HOF, que é onde estão todos os dados do tratamento.

É uma forma bem interessante do paciente ter acesso fácil a essas informações e mostrar o procedimento para seus amigos e familiares!

Realize todas as etapas dos procedimentos de HOF pelo SHOF!

O SHOF – Sistema de Harmonização Orofacial é um aplicativo que auxilia o profissional de HOF em todas as etapas dos tratamentos. Assim, você tem um suporte clínico e legar para realizar os procedimentos.

Com seu uso no dia a dia, você conseguirá realizar diagnósticos completos, planejamentos assertivos e tratamentos de alta qualidade. Se você quer se destacar na Harmonização, superar as expectativas do seu paciente e aumentar a venda dos seus serviços, precisa desse assistente virtual!

Se você não conhece o SHOF e quer saber mais sobre o que ele pode fazer para tornar seu dia a dia mais prático, leia este artigo: Conheça o SHOF: seu Sistema de Harmonização Orofacial.

Mas se você já conhecia o SHOF e viu agora como pode se beneficiar com suas funções, que foram desenvolvidas especificamente para a rotina do profissional de HOF, pode fazer sua assinatura por aqui.

SHOF
Autora

© SHOF - Todos os Direitos Reservados.

Contatos