Ácido Hialurônico: conheça a substância que preenche a face

ácido hialurônico harmonização orofacial facial shof hof sistema

Como você provavelmente deve saber, os profissionais da Harmonização Orofacial (HOF) utilizam amplamente o Ácido Hialurônico (AH). Inclusive, como tratamento de apoio para o procedimento principal. Isso acontece por causa de suas múltiplas funções e seus resultados duradouros.

Essa é uma substância que, além de ser biocompatível, produzimos naturalmente no nosso organismo. Contudo ao longo da vida, perdemos uma grande quantidade dela. O problema é que isso desencadeia alguns processos que prejudicam a qualidade dérmica, por exemplo, a desidratação facial.

Como dissemos, o Ácido Hialurônico tem vários benefícios e pode ser utilizado em mais de um tipo de procedimento estético, não apenas para os preenchimentos faciais. Por isso decidimos criar esse artigo para você entender melhor sobre este material injetável.

Boa leitura!

Para que serve o Ácido Hialurônico?

Como dissemos anteriormente, o AH é uma molécula que nosso próprio organismo produz de forma natural. Portando está presente em todo o tecido conjuntivo humano.

Ele auxilia na retenção de água, contribui para a cicatrização, lubrifica as articulações e regula diversas funções biológicas, como a hidratação e o transporte iônico no espaço extracelular. Porém ao longo dos anos, devido a um processo orgânico, a produção dessa substância diminui. Essas alterações fazem com que a pele fique desidratada, sem brilho e com aspecto envelhecido.

Com isso, o mercado desenvolveu diversos produtos e cremes com Ácido Hialurônico, com composição sintética, para auxiliar na reparação e na hidratação cutânea. Entretanto a injeção do produto no plano subcutâneo possui uma eficácia mais alta. Lembrando que a aplicação do produto sempre deve ser feita pelas mãos de um profissional capacitado.

Você pode ver quais são eles neste artigo: Harmonização Facial: 9 coisas que você precisa saber

Além dos múltiplos benefícios terapêuticos, por exemplo, o tratamento de artrose, o material injetável adquiriu finalidade estética também. Ele tem o poder de amenizar cicatrizes, aumentar o volume de uma determinada região, corrigir assimetrias e até suavizar olheiras.

Na área do malar e do arco zigomático, o preenchedor resulta naquele efeito de “top model look”, que muitos mulheres desejam. Para os homens, o local da aplicação geralmente é no ângulo da mandíbula, para proporcionar um rosto mais marcado, semelhante ao biotipo braquifacial.

Qual é a diferença do ácido hialurônico natural e do sintético?

A produção de Ácido Hialurônico não é exclusiva do ser humano, todos os animais a produzem. Mas o material injetável que os profissionais utilizam no procedimento é natural, é produzido em laboratório. A produção de AH sintético é feita a partir da fermentação de substratos vegetais de bactérias do tipo Streptococcus.

Você pode ler mais sobre isso neste estudo sobre o Potencial Biomédico do Ácido Hialurônico do Streptococcus zooepidemicus.

Enfim, esse material, além de possuir alta biocompatibilidade com nosso organismo, não desencadeia reação imunológica. Portanto não é necessário realizar teste cutâneo antes de iniciar o tratamento no paciente, já que seu uso é seguro.

ácido hialurônico gel preenchedor preenchimento

De acordo com o Dr. Diogo Melo, “a aplicação terapêutica do Gel de Ácido Hialurônico deu solução aos tratamentos de perda de volume facial, extinguindo o uso de preenchedores permanentes”.

O gel de Ácido Hialurônico que o profissional injeta no paciente é muito mais eficaz do que os dermocosmésticos que os pacientes encontram no mercado, como os cremes e os séruns. Isso porque esses produtos só conseguem atingir a camada superficial da derme.

Já os preenchimentos são capazes de atingir as camadas mais profundas, fazendo com que o colágeno não sofra um processo de degradação tão rapidamente.

Uso do Ácido Hialurônico em tratamentos de harmonização

Justamente por ser um material biocompatível, é possível aplicar o Ácido Hialurônico em qualquer local do rosto. Mas isso não significa que é totalmente seguro aplicar em todas as regiões, porque você pode causar uma intercorrência.

A glabela, por exemplo, é uma área que reúne muitos vasos importantes e tem coeficiência baixa de expansão. A aplicação excessiva de produto nesse local pode distender os tecidos e causar uma compressão vascular.

Por isso, o profissional de Harmonização deve conhecer plenamente a anatomia facial, para não gerar nenhuma sequela ao paciente.

Além das possíveis reações que possam vir a aparecer, pode ser que o resultado não agrade completamente o paciente. Mas não é preciso esperar que o produto perca o efeito para resolver a situação.

A Hialuronidase é uma enzima que pode facilmente reverter os procedimentos com Ácido Hialurônico. Ele faz isso porque tem a capacidade de dissolver o produto, diminuindo sua viscosidade e aumentando a permeabilidade dos tecidos. O processo é relativamente rápido, em 24 horas todo o preenchedor é removido.

Vale ressaltar que a hialuronidase funciona apenas na “quebra” do Ácido Hialurônico, de nenhum outro material. Para saber mais, clique aqui.

Principais marcas de AH

Com escolher a marca ideal para o procedimento do seu paciente? Há muitas opções no mercado e você deve conhecer muito bem quais são elas. Afinal, cada uma apresenta uma formulação diferente, que pode impactar do resultado do tratamento.

Além disso, as marcas ainda apresentam linhas variadas de AH. Logo abaixo, você pode ver uma pequena lista das marcas e das suas linhas de géis preenchedores:

  • Rennova: Rennova Fill, Rennova UltraDeep, Rennova Lift e Rennova Deep;
  • Princess: Princess Rich, Princess Filler e Princess Volume;
  • Perfectha: Perfectha Subskin, Perfectha Deep, Perfectha Derm, Perfectha FineLines e Perfectha Complement.
  • Teosyal: Teosyal Global Action, Teosyal Touch Up, Teosyal First Lines, Teosyal Deep Lines, Teosyal Ultra Deep, Teosyal Kiss, Teosyal Meso, Teosyal Ultimate e STYLAGE (S, M, L e XG).
  • Juvederm: Juvederm Ultra XC, Juvederm Ultra Plus XC Juvederm Volbella, Juvéderm Volift e Juvederm Voluma.
  • Hialurox: Ultra Fine, Ultra Fill, Ultra Lift e Ultra Soft.
  • Belotero: Belotero Soft Lidocaine, Belotero Balance Lidocaine, Belotero Intense Lidocaine, Belotero Volume Lidocaine, Belotero Balance, Belotero Intense e Belotero Volume.
  • Varioderm: Varioderm Fineline, Varioderm Basic, Varioderm Plus, Varioderm Subdermal e Varioderm Lips & Médium.
  • Revanesse: Kiss, Ultra e Contour.

Qual é a duração do gel preenchedor?

A vida útil do Ácido Hialurônico no organismo é proporcional à qualidade dérmica do paciente. Ou seja, se ele tiver perda de coxins de gordura, perda de sustentação e muitos sinais de flacidez, o efeito tem menor duração.

Contudo se o objetivo do preenchimento for corrigir pequenas e retocar pequenas áreas, ou apenas melhorar a hidratação, o procedimento tender a durar mais.

Existem estudos que avaliaram casos em que a reaplicação do gel preenchedor foi feita cerca de 8 meses após o preenchimento, com algumas variações. Mesmo assim, o profissional deve ter a consciência de que nenhum resultado será exatamente igual a outro.

Cada paciente tem características faciais diferentes, hábitos e alimentações variados que interferem no efeito do produto. São múltiplos os fatores que podem influenciar no tempo de absorção da substância.

Por isso você deve conhecer quais são esses fatores e identificá-los em cada caso. Não há como entregar uma resposta concreta ao paciente sobre a duração do preenchimento, apenas uma previsão.

Mas com anamnese personalizada para cada tipo de procedimento e uma análise facial precisa, você conseguirá ter as respostas que precisa para diagnosticar e planejar o tratamento da melhor forma possível. E ainda conseguirá alinhar as expectativas com o paciente, para que desde o princípio, ele tenha conhecimento sobre todo o procedimento.

Todo procedimento estético, por mais simples que possa ser, não está totalmente livre de sofrer com intercorrências. Portando você deve utilizar todos os recursos possíveis para realizar todas as etapas do tratamento corretamente. E você pode encontrá-los no SHOF!

Ele é um sistema desenvolvido especificamente para auxiliar os profissionais de HOF no seu dia a dia. Lá, você tem acesso a anamneses personalizadas, análises faciais, automatização de alertas e orientações e muito mais!

Veja tudo o que você vai conseguir fazer com ele aqui.

SHOF
Autora

© SHOF - Todos os Direitos Reservados.

Contatos